A embaixadora do Samba!
- 22/07/2023

Ninguém fez mais pela imagem do Brasil no exterior que a Carmen Miranda.
Depois de um sucesso estrondoso no Brasil, mudou-se para a costa oeste norte-americana, cantava em shows acompanhada pelo genial Bando da Lua e logo chegou aos cinemas de Hollywood com uma personalidade inigualável.
Inspirada e orientada pelo próprio Dorival Caymmi, que lhe repassou as ventimentas de uma bahiana típica, com base em O que é que a bahiana tem?, apresentava-se com esse figurino mais que tropical e que deixava a todos malucos, mesmo que cantando, na maioria das vezes, em Português.
E todos entendiam o que ela dizia - ou assim fingiam - pois o encanto era maior do que a necessidade da letra - e se deixavam fascinar pelo rítmo das palavras e da própria música.
Ela chegou a ser a artista mais bem paga em Hollywood, devido ao sucesso de bilheteria.
E quando voltou ao Brasil recebeu muitas críticas, por supostamente ter se "americanizado" demais - e a isso ela respondeu cantando a extraordinária canção "Disseram que eu voltei americanizada", do Luiz Peixoto e Vicente Paiva.
Parte dessa imagem simpática e alegre dos brasileiros no exterior, veio da Carmen Miranda. Obrigado por tudo!
Essa é a Música Popular Brasileira em mais uma de suas magníficas histórias. E um dos capítulos mais lindos é o da Carmen Miranda.
Rádio Deleite, pra quem vive de música!
(Ilustração do Hélio de Almeida)