Na Deleite nós vamos mais looonge!
- 24/05/2023

É isso mesmo. Vamos mais longe porque as músicas brasileiras que tocamos não tem origem só no Rio ou em São Paulo, pois vamos buscar aonde quer que elas estejam. Falamos da Bahia, Pernambuco, Porto Alegre, Belô, ..ou ainda mais, de criação de música brasileira em Lisboa, Madri, Paris,..não importa - onde tiver músico brasileiro produzindo, nós vamos reproduzir.
Vamos mais longe também por montar uma programação de música brasileira que dialoga com a música de outros países, notadamente latinos, como Cuba, Porto Rico, Colômbia e outros países da América Latina, onde todo o tipo de diálogo e troca musical nos interessa. E daí vem os encontros do Fito Paes com o Paulinho Moska, da Bethânia com a Omara Portuondo, do Boca Livre com o Rubém Bladés ou ainda o Hamilton de Holanda com o Chano Dominguez.
É nesse espírito que adoramos trazer as novidades dos luso-falantes, seja a criativa produção atual portuguesa, como também a incrível variedade e qualidade que vamos recebendo, em geral de afro-descendentes vindos de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, etc.
Na nossa maravilhosa tradição instrumental que vem de mais de um século, adoramos também trazer as conversas musicais que vem de fora e tanto encantam aos nossos músicos. É por isso que abrimos também para os discípulos do Django Reinhardt, para os grandes violonistas que nos inspiram e, ao mesmo tempo, se dizem influenciados por nós, para os pianistas e percussionistas cubanos e por aí vai.
É assim a música; não tem fronteiras, só passagens.
É por isso que ela vai longe e a gente vai junto.
Rádio Deleite, por música a gente se entende.
(Ilustração e Criação: Hélio de Almeida)